Curso de atualização em psicanálise
Introdução à Clínica Lacaniana
EMENTA
A teoria de Jacques Lacan imprimiu à clínica psicanalítica, na recuperação do ensino freudiano, novidades conceituais. Nesse curso, pretendemos analisar a manifestação de novos sintomas na contemporaneidade e as novas perspectivas diagnósticas, que colocam a clínica psicanalítica diante de novos impasses, para além das estruturas clínicas clássicas, como a histeria, a neurose obsessiva e a psicose. Buscaremos analisar as formas do sujeito contemporâneo lidar com o corpo e com o gozo, em sua correlação com fenômenos atuais, como o declínio do paterno, a fragilização dos ideais, a feminização do mundo e a junção entre os efeitos e produtos da ciência com o discurso capitalista. Examinaremos os conceitos fundamentais da clínica psicanalítica em sua articulação com a concepção do Outro e do laço social na atualidade.
A teoria de Jacques Lacan imprimiu à clínica psicanalítica, na recuperação do ensino freudiano, novidades conceituais. Nesse curso, pretendemos analisar a manifestação de novos sintomas na contemporaneidade e as novas perspectivas diagnósticas, que colocam a clínica psicanalítica diante de novos impasses, para além das estruturas clínicas clássicas, como a histeria, a neurose obsessiva e a psicose. Buscaremos analisar as formas do sujeito contemporâneo lidar com o corpo e com o gozo, em sua correlação com fenômenos atuais, como o declínio do paterno, a fragilização dos ideais, a feminização do mundo e a junção entre os efeitos e produtos da ciência com o discurso capitalista. Examinaremos os conceitos fundamentais da clínica psicanalítica em sua articulação com a concepção do Outro e do laço social na atualidade.
Objetivo:
O objetivo central deste curso é analisar a proposta da clínica psicanalítica lacaniana diante das novas formas de manifestações dos sintomas na contemporaneidade. Para tanto, será imprescindível percorrer os conceitos fundamentais da teoria e da clínica psicanalítica de orientação lacaniana.
O objetivo central deste curso é analisar a proposta da clínica psicanalítica lacaniana diante das novas formas de manifestações dos sintomas na contemporaneidade. Para tanto, será imprescindível percorrer os conceitos fundamentais da teoria e da clínica psicanalítica de orientação lacaniana.
Objetivos específicos:
- Apresentar conceitos fundamentais da psicanálise lacaniana.
- Discutir conceitos gerais da clínica psicanalítica lacaniana.
- Correlacionar as formas de estruturação psíquica na teoria psicanalítica, atualizando a experiência clínica em suas manifestações.
- Apresentar impasses e intervenções da clínica psicanalítica diante das novas formas de sintomas contemporâneos.
- Apresentar conceitos fundamentais da psicanálise lacaniana.
- Discutir conceitos gerais da clínica psicanalítica lacaniana.
- Correlacionar as formas de estruturação psíquica na teoria psicanalítica, atualizando a experiência clínica em suas manifestações.
- Apresentar impasses e intervenções da clínica psicanalítica diante das novas formas de sintomas contemporâneos.
Metodologia
- Exposição dialogada.
- Estudos de caso.
- Leitura e discussão de textos e filmes.
- Seminários abertos.
- Exposição dialogada.
- Estudos de caso.
- Leitura e discussão de textos e filmes.
- Seminários abertos.
Público-alvo:
- Psicólogos, psicanalistas, estudantes de psicologia e de psicanálise, interessados.
- Psicólogos, psicanalistas, estudantes de psicologia e de psicanálise, interessados.
Programa de curso:
• A psicanálise cura?
• A ética da Psicanálise
• A posição do analista
• Transferência e Sujeito Suposto Saber
• Retificação subjetiva e interpretação
• Construção do caso clínico
• As neuroses
• As Psicoses
• Da noção de Sujeito ao Falasser
• As compulsões e as toxicomanias
• A pluralização do pai e o mestre contemporâneo
• O destino do Falo na atualidade
• O amor e o ódio na contemporaneidade.
• A solidão do gozo e os objetos tecnológicos
• O Futuro da clinica
• A psicanálise cura?
• A ética da Psicanálise
• A posição do analista
• Transferência e Sujeito Suposto Saber
• Retificação subjetiva e interpretação
• Construção do caso clínico
• As neuroses
• As Psicoses
• Da noção de Sujeito ao Falasser
• As compulsões e as toxicomanias
• A pluralização do pai e o mestre contemporâneo
• O destino do Falo na atualidade
• O amor e o ódio na contemporaneidade.
• A solidão do gozo e os objetos tecnológicos
• O Futuro da clinica
Duração
60 h/a dividas em 3 módulos de 20 h/a.
Horário: Terças das 18:30 às 22:30hs.
Inicio: 14/08/2018
60 h/a dividas em 3 módulos de 20 h/a.
Horário: Terças das 18:30 às 22:30hs.
Inicio: 14/08/2018
Cronograma:
15 aulas com duração de 4 horas / aula.
15 aulas com duração de 4 horas / aula.
AVALIAÇÃO:
· Trabalho final escrito
· Trabalho final escrito
bibliografia básica:
Freud, S. (1910) Cinco lições de psicanálise, v. XI. P. 27-65
Lacan, J. (1998b) A direção do tratamento e os princípios de seu poder. em: Escritos. Brasil, Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
___. (1998d) A psicanálise e seu ensino. em: Escritos. Brasil, Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
___. (1985) O seminário, livro 3: As psicoses [1955]. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
___. (1979) O seminário, livro 11: os quatro conceitos fundamentais em psicanálise [1964]. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
Miller, J.A. (1997 ) Discurso do método psicanalítico. Lacan Elucidado. Rio de Janeiro: Zahar, p. 221-229.
___. (1997) Psicanalise e psiquiatria. Em Lacan Elucidado. Brasil, Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
___. (2002) Elementos de Biologia Lacaniana. Brasil, Belo Horizonte: EBP-MG
___. (2004) Uma fantasia.
Anzalone, E. (2010). La anorexia como síntoma de la contemporaneidad. em: Anzalone, E., Bafico, J., González Imáz, M. La actualidad del sintoma, Uruguay, Montevideo: Psicolibros.
Barbosa, D. (2012) Anorexia mental, novo sintoma – Uma patologia da separação . Em: Clinicaps Nº18. Recuperado de http://www.clinicaps.com.br/clinicaps_revista_18_art_02.html
Brodsky, G. (2011). Epidemias actuales y angustia, Argentina, Córdoba: Ciec.
Lacan,J.. (1995) O seminário, livro 4: a relação de objeto [1956-1957]. Brasil, Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
___. (1992) O seminário, livro 8: A transferência [1960-1961]. Brasil, Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
___. (1992) O seminário, livro 17: o avesso da psicanálise [1969-1970]. Brasil, Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
Laurent, E. (2003) O relato de caso, crise e solução. Almanaque de Psicanálise e Saude mental. 9. Belo Horizonte, 69-76.
___. (2004) Como recompor os Nomes-do-pai? em: Curinga 20. Belo Horizonte: EBP, 17-26.
Miller, J.A. (2005) El Otro que no existe y sus comités de ética. Bs.As.: Paidós.
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Recalcati, M. (2004) La cuestión preliminar en la época del Otro que no existe. em: Virtualia 10. Recuperado de http://www.eol.org.ar/virtualia/.
___. (2007) La última cena: anorexia y bulimia. Argentina, Bs. As.: Ed. Del cifrado.
Schejtman, F. (2005). Versões neuróticas do gozo do Outro. Em: Curinga Brasil, Belo Horizonte
Soria, N., Schejtman, F. et alli.(2009). Porciones de nada. La anorexia y la época. Argentina, Bs.As.: del Bucle.
Tudanca, L. (2012) Un política del síntoma. Argentina, Bs. As.: Grama.
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Certificado:
Serão emitidos certificados de conclusão do curso de atualização para os alunos que possuam um mínimo de 75% de presença e forem aprovados no trabalho final escrito.
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